Benefícios de uma consulta com um negrologista | CDRB

Benefícios de uma consulta com um nefrologista

| 28 de agosto de 2020


O termo nefros vem do grego que significa rins. Logo, nefrologista é aquele que estuda as funções e as doenças dos rins. Uma das principais doenças com a qual o nefrologista lida é a doença renal crônica, estado em que o rim funciona com menos de 60% da sua capacidade normal. 

 

A consulta com um especialista em nefrologia é muito importante pois, além da doença renal crônica, o médico dará enfoque em outras questões relacionadas à sua saúde como um todo, tais como:

 

  • Melhor controle da pressão arterial e consequente maior longevidade
  • Evitar doenças associadas à falência renal, tais como: lesões ósseas, anemia, desnutrição e doenças cardiovasculares
  • Prevenir e/ou minimizar a perda de função renal prolongando o tempo no qual o paciente poderá ser mantido sem a necessidade de terapia renal substitutiva (hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal)
  • Diminuir complicações e aumentar longevidade de pessoas que acabam precisando de diálise, além de um melhor preparo para o transplante renal
  • Tratar em tempo hábil doenças que, quando não tratadas corretamente, podem levar à doença renal em seu estágio mais grave.
  • A consulta preventiva com o Nefrologista pode te ajudar a descobrir como cuidar bem dos seus rins.

 

Qual a diferença entre o Nefrologista e o Urologista? 

Muitas pessoas entendem que nefrologia e urologia são áreas próximas, mas possuem  na verdade enfoques bem distantes. Por isso, é essencial entender o que diferencia essas áreas para marcar sua consulta com o especialista certo.

 

Urologista

O urologista é um médico cirurgião com especialização em urologia. Ou seja, ele é um cirurgião urológico e tem como objetivo examinar as doenças dos rins e do sistema urinário que precisam de procedimentos cirúrgicos (que abrange tanto homens quanto mulheres), além do enfoque na região genital masculina. 

 

Nefrologista

Já o nefrologista fez residência em clínica médica e tem especialização em nefrologia. É o médico responsável por cuidar de doenças renais que não precisam de cirurgias, mas sim de medicamentos ou outros tratamentos não cirúrgicos. 

 

Existem situações clínicas nas quais as duas especialidades abordam conjuntamente um mesmo paciente: no caso do transplante renal, nefrologistas e urologistas atuam simultaneamente; pacientes com cálculos renais também podem ser cuidados pelas duas áreas durante seu tratamento.

 

Agora que você já sabe a diferença entre esses dois médicos, você pode marcar sua consulta com mais tranquilidade! 

 

Marque uma consulta!

Baixe agora

E-BOOK DE RECEITAS RENAIS

Paciente renal pode ter uma dieta apropriada e gostosa sim!