Pedr no rim: o que cálculo renal? | Clínica de Doenças Renais de Brasília

Pedra nos rim: o que é cálculo renal?

| 30 de novembro de 2020


Pedras no rim ou cálculo renal são massas endurecidas que se formam nos rins devido a cristais acumulados na urina. Essas pedras podem passar despercebidas, mas também são capazes de causar sintomas como dores fortes e alterações na urina. Entenda mais sobre como essas pedrinhas são formadas no sistema urinário e sobre como podemos evitá-las!

Por que o nome cálculo renal?

O nome cálculo deriva do latim “calculus”, estimativa, contagem. Portanto, na nomenclatura médica falamos de cálculos renais, que nada mais são que pequenas (ou às vezes grandes) pedrinhas dentro do sistema urinário.

Do que é formada a pedra no rim?

As pedras nos rins são constituídas, em sua maioria, de cálcio. Existem outros tipos de cálculo renal, que aparecem em menos ocasiões.

 

Quais são os sintomas de cálculo renal?

Ao se deslocarem dentro do trato urinário, as pedrinhas “machucam” a via urinária, ocasionando alguns dos principais sintomas do cálculo renal:

  • Dores nas costas: na região da lombar, as dores podem ser fortes ou variáveis e lembram a sensação de uma cólica
  • Urina avermelhada: a presença de sangue na urina pode modificar sua coloração

Qual é o tratamento para cálculo renal?

O tratamento para cálculo renal inclui o uso medicamentos que diminuam as dores e demais manifestações que possam estar associadas.

Além disso, as pedras podem ser eliminadas espontaneamente ou pode ser necessária uma abordagem do médico urologista para auxiliar na sua remoção, cirurgicamente.

O cálculo renal pode afetar os rins permanentemente?

Há cálculos que são resultado de doenças originadas em outros sistemas que não os rins. Portanto, uma avaliação cuidadosa de um dos nossos nefrologistas pode identificar esta situação e evitar problemas futuros mais sérios.

Como evitar o desenvolvimento de pedras nos rins?

Para que seja evitado o desenvolvimento dos cálculos renais é necessária uma extensa avaliação nefrológica, pois vários são os fatores de risco para tal acontecimento.  

As pessoas que apresentam recorrência de formação de cálculos devem ter elucidação do motivo pelo qual estejam se formando as pedras para que a causa seja abordada com precisão.

Para acompanhar a saúde dos rins e evitar os cálculos renais, o ideal é realizar consultas periódicas com nossos nefrologistas.

Nós somos a CDRB, a Clínica de Doenças Renais de Brasília, e estamos aqui para oferecer todo apoio necessário. 

Marque uma consulta

Baixe agora

E-BOOK DE RECEITAS RENAIS

Paciente renal pode ter uma dieta apropriada e gostosa sim!