logo CDRB

A doença renal crônica

| 16 de agosto de 2018


O que é a doença renal crônica (DRC)?

A  doença renal crônica (DRC), é uma condição dos rins na qual  há uma perda progressiva das suas funções. Lentamente, o órgão para de funcionar e perde sua capacidade de eliminar o excesso de água do organismo e filtrar as toxinas do sangue.


Quais são os principais sintomas?

Nos estágios iniciais não existem sintomas. Apenas quando a doença já está avançada é que o paciente começa a sentir dor nos ossos, uma anormal  tonalidade da pele, distúrbios do sono, dormências, cãimbras, sede excessiva, inchaço nas mão, face e pernas, fraqueza, dentre outros.


O que causa a doença renal crônica?

A DRC geralmente acontece a partir de alguma doença que prejudique o funcionamento dos rins. Os principais fatores de risco são o histórico familiar,  diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardíacas, uso de certas medicações ou idade avançada.


A doença renal é comum?

Segundo uma estimativa do Sociedade Internacional de Nefrologia, cerca de 10% da população mundial possui a doença em algum estágio, mas a grande maioria ainda não sabe. Isso acontece porque os sintomas só aparecem nos estágios mais avançados, quando já é preciso recorrer à diálise.


Assuntos relacionados

Recebendo o diagnóstico da Doença Renal Crônica

Descobri que sou um renal crônico. E agora?

Sobre a DRC | 29 de agosto de 2018
Os estágios da Doença Renal Crônica

Estágios da DRC

Sobre a DRC | 11 de agosto de 2018

Nossa revista

Novidades, dicas, eventos e as pessoas que fazem a CDRB estão aqui! Baixe agora a última edição da nossa revista e venha conhecer de perto o que aconteceu nos últimos meses!