Como manter o equilíbrio emocional na pandemia | CDRB

Como manter o equilíbrio emocional na pandemia

| 31 de janeiro de 2021


Manter o equilíbrio emocional na pandemia é um grande desafio. O momento que estamos vivendo mostra a importância da saúde mental no dia a dia. Cada momento do dia é uma oportunidade para buscarmos o bem estar. A psicóloga da CDRB Denise Nobre trouxe algumas estratégias e outras atividades importantes que podemos utilizar em períodos de crise. Continue lendo para conhecer cada uma delas.

Ao longo do cotidiano, nos diferentes ambientes que fazemos parte e nas diferentes relações que construímos (no trabalho, no tratamento… ou mesmo em outras situações), somos confrontados com múltiplos acontecimentos e problemas mais ou menos difíceis, chamados de “fontes estressoras”. 

Quando avaliamos que estamos diante da necessidade de enfrentarmos uma situação ameaçadora ou desafiadora, vivenciamos o estresse, podendo gerar um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais, sobre os quais nem sempre conseguimos extingui-los, mas sim administrá-los. 

Tudo aquilo que pensamos, sentimos e como enfrentamos os obstáculos vão formando nossa imunidade emocional para lidarmos com essa situação. Isso impacta diretamente em nosso ser como um todo e assim também na nossa saúde física.

 

Lidando com situações de estresse

Diante de situações estressoras traçamos estratégias para enfrentarmos essas “ameaças” as quais alguns autores definem como “estratégias de enfrentamento”, ou em inglês, “coping”. Trata-se de maneiras encontradas pelas pessoas para se ajustar ou tolerar as situações desafiadoras, abordando tanto pensamentos e crenças e como comportamentos.

Podemos olhar para esse momento de várias maneiras, conforme nossa visão, formação educacional e emocional percebemos a vida de uma forma diferente dos outros que convivem conosco, porém essa diferença de enxergar a vida é válida desde que nos respeitamos e preservamos o direito de ir e vir de todos.   

Vamos explicar mais claramente através desse exemplo: consideramos uma pessoa (paciente em algum tipo de tratamento) que precisa seguir seu tratamento em época de Pandemia de coronavírus e tem que se adaptar a todas exigências postas: uso de EPIs, cuidados excessivos, rotina desgastante, isolamento familiar entre outras… Suas estratégias de enfrentamento para lidar com essa situação estressante são diversas, e seu uso irá depender das características pessoais de cada pessoa (como sua personalidade ou suas crenças, por exemplo) e dos recursos disponíveis do ambiente onde ele se encontra (como apoio social por exemplo). 

 

Buscando o equilíbrio emocional: estratégias

Uma pessoa pode reagir e buscar o equilíbrio de várias maneiras, mas os pesquisadores Lazarus e Folkman classificaram essas estratégias em basicamente 8, são elas:

 

1) Confronto

Essa estratégia corresponde às reações mais ofensivas, ou até mesmo agressivas, para lidar com evento estressor. Responder com certa grosseria ou com rispidez podem ser exemplos dessa reação. 

Ela pode prejudicar as relações pessoais, pois anula os sentimentos das outras pessoas, e pode representar mais um gerador de estresse.

 

2) Afastamento

É quando a pessoa evita confrontar-se com a situação estressora, minimizando muitas vezes a situação.

Pensamentos que podem representar essa reação são: “Ah, mas isso – essa doença – não aconteceria comigo…” ou ainda: “Me recuso a pensar dessa forma, prefiro pensar que é menos grave do que se apresenta” afastar do evento estressor é dormir mais, perder a hora, ou mesmo esquecer algum compromisso importante relacionado a situação estressora.

 

3) Autocontrole

Diz respeito aos esforços da pessoa em buscar o controle das emoções frente aos estímulos estressantes. Ter autocontrole pode significar não fazer nada apressadamente ou seguir um primeiro impulso.

O pensamento: “Prefiro guardar meus sentimentos para mim” também pode ser um exemplo da estratégia de autocontrole. Mas aqui é preciso ter cuidado. Os sentimentos precisam ser controlados para a pessoa não se tornar confrontativa e hostil! Por vezes, é preciso expressar os sentimentos de uma forma adequada e assertiva.

 

4) Suporte Social

É uma estratégia de enfrentamento que está relacionada ao apoio encontrado nas pessoas e no ambiente, sendo este um fator bastante positivo.

Buscar ajuda de colegas para encontrar soluções, ou apoio emocional em amigos, familiares e/ou ajuda de profissionais são exemplos dessa estratégia.

 

5) Aceitação de Responsabilidade

Trata-se da habilidade de reconhecer a responsabilidade e relevância do seu próprio papel na tentativa de recompor o problema. 

Em tempos de pandemia reconhecer essa responsabilidade ao mesmo tempo que pode ser fonte de estresse (“é muita responsabilidade lidar com isso tudo!!!”), também pode representar um engajamento melhor dos cuidados para si e para o outro: “eu sei que o cuidado também depende de mim e eu tenho algo a fazer sobre isso, então vou fazer da melhor maneira possível”.

Quando empregada desta última maneira, o uso dessa estratégia tende a ser favorável porque evidencia uma possibilidade de planejamento de ação concreta e de adaptação às necessidades do meio de forma resolutiva.

 

6) Fuga e Esquiva

É quando a pessoa utiliza de estratégias para escapar ou evitar o problema. Consiste na busca por atividades distrativas de modo a procrastinar a resolução de tarefas.

Essa estratégia, junto com a do afastamento, por mais que possam gerar um conforto imediato, pode levar a vivência do estresse crônico, e por consequência, ser indicador de vulnerabilidade para o adoecimento mental. Por isso CUIDADO!

 

7) Resolução de problemas

Pressupõe o planejamento adequado para lidar com os problemas, modificar suas atitudes, sendo capaz de lidar com as pressões das pessoas e do ambiente ao seu redor pode diminuir ou eliminar a fonte geradora de estresse. Pessoas que usam essa estratégia tendem a ser resolutivas e traçam um plano de ação buscando concretizá-los.

 

8) Reavaliação positiva

É uma estratégia de enfrentamento dirigida para o crescimento e mudança pessoal a partir da situação conflitante. Quando uma pessoa consegue ver os pontos positivos de uma situação difícil, ou ainda, vislumbrar o potencial de crescimento pessoal diante da situação, é um indicador muito importante de proteção de saúde mental.

 

Escolhendo a melhor estratégia de equilíbrio emocional

Cabe considerar que uma pessoa tende a usar mais de uma estratégia de enfrentamento diante da mesma situação estressora, porém com a prevalência de uso de algumas sobre outras. O uso dessas estratégias depende também da capacidade da pessoa em ser flexível diante das situações desafiadoras que se deparam.

Essa reflexão tem o objetivo de compreender uma tendência de enfrentamento mais produtiva diante dessa pandemia, auxiliando a compreensão de si e das pessoas que eventualmente tem feito parte de seu cotidiano, respeitando as individualidades de cada um.

A escolha das estratégias é uma forma de defesa que temos diante de uma situação conflitante, portanto, não se trata de criticar seu uso, mas de refletir sobre sua eficácia.

 

Saúde mental e equilíbrio emocional andam juntos

Tem sido registrado em praticamente toda população mundial, excessivo sofrimento mental nesse período, seja pela proximidade com a doença, luto e medo, ou pelas questões psicossociais e econômicas que emergiram com ainda mais evidência em nossa sociedade. 

Caso você esteja em sofrimento, não desconsidere buscar ajuda profissional para acolhimento, através do atendimento psicoterapêutico. Conte com o apoio da CDRB nesse processo!

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