logo CDRB

Cuidados com a Fístula Arteriovenosa

| 19 de setembro de 2018


Fístula Arteriovenosa é um acesso vascular definitivo para realizar hemodiálise.  É a junção de uma veia e uma artéria, feita pelo cirurgião vascular com anestesia local; com isso, a veia torna-se mais calibrosa  e resistente, possibilitando  que as punções com as agulhas de hemodiálise possam ocorrer sem complicações. Recomenda-se iniciar sua utilização após um período chamado “de maturação”, que pode variar entre 4 à  6 semanas, a partir do qual pode ser realizada a primeira punção venosa.

Você é um dos principais responsáveis pelo bom desempenho de sua Fístula Arteriovenosa! Para que isso ocorra, recomendamos:

  1. Sempre que chegar à clínica de diálise, antes da punção venosa, higienize as mãos e lave o braço da fístula com água e sabão, secando em seguida com papel-toalha;
  2. O braço onde foi feita a fístula precisa estar sempre limpo. Deve ser lavado com água e sabão. Uma boa limpeza evita infecções que podem danificar a fístula.
  3. Evite apertar o braço da fístula:
  4. Não permita que seja medida a pressão arterial no braço da fístula.
  5. Não permita curativo que envolva a circunferência do braço.
  6. Evite dormir em cima do braço da fístula.
  7. Não carregue peso sobre o braço da fístula.
  8. Não mexa na crosta formada no local da punção.
  9. Não use pomadas ou cremes no local da fístula sem ordem médica.
  10. Não remova pêlos próximos à fístula (se necessário, será feito pela enfermagem).
  11. Faça exercícios diários para ajudar a desenvolver a fístula. Abra e feche a mão, comprimindo uma bola de borracha.
  12. Verifique diariamente o funcionamento da fístula pela presença de frêmito (tremor); se você notar a ausência de frêmito, procure imediatamente a sua clínica de diálise ou uma unidade de pronto atendimento de 24h.
  13. Retire o curativo somente na manhã seguinte à sua sessão de diálise,  para prevenir complicações (como sangramento, por exemplo).
  14. Em caso de sangramento, comprima o local usando um pano limpo e  eleve o braço da fístula. Se o sangramento for intenso, dirija-se a um pronto atendimento 24h.

Assuntos relacionados

Como o paciente renal crônico deve cuidar do seu Cateter

Cuidados com seu Cateter

Como se cuidar | 11 de setembro de 2018

Nossa revista

Novidades, dicas, eventos e as pessoas que fazem a CDRB estão aqui! Baixe agora a última edição da nossa revista e venha conhecer de perto o que aconteceu nos últimos meses!