Fístula Arteriovenosa é um acesso vascular definitivo para realizar hemodiálise. É a junção de uma veia e uma artéria, feita pelo cirurgião vascular com anestesia local; com isso, a veia torna-se mais calibrosa e resistente, possibilitando que as punções com as agulhas de hemodiálise possam ocorrer sem complicações. Recomenda-se iniciar sua utilização após um período chamado “de maturação”, que pode variar entre 4 à 6 semanas, a partir do qual pode ser realizada a primeira punção venosa.
Você é um dos principais responsáveis pelo bom desempenho de sua Fístula Arteriovenosa! Para que isso ocorra, recomendamos:
- Sempre que chegar à clínica de diálise, antes da punção venosa, higienize as mãos e lave o braço da fístula com água e sabão, secando em seguida com papel-toalha;
- O braço onde foi feita a fístula precisa estar sempre limpo. Deve ser lavado com água e sabão. Uma boa limpeza evita infecções que podem danificar a fístula.
- Evite apertar o braço da fístula:
- Não permita que seja medida a pressão arterial no braço da fístula.
- Não permita curativo que envolva a circunferência do braço.
- Evite dormir em cima do braço da fístula.
- Não carregue peso sobre o braço da fístula.
- Não mexa na crosta formada no local da punção.
- Não use pomadas ou cremes no local da fístula sem ordem médica.
- Não remova pêlos próximos à fístula (se necessário, será feito pela enfermagem).
- Faça exercícios diários para ajudar a desenvolver a fístula. Abra e feche a mão, comprimindo uma bola de borracha.
- Verifique diariamente o funcionamento da fístula pela presença de frêmito (tremor); se você notar a ausência de frêmito, procure imediatamente a sua clínica de diálise ou uma unidade de pronto atendimento de 24h.
- Retire o curativo somente na manhã seguinte à sua sessão de diálise, para prevenir complicações (como sangramento, por exemplo).
- Em caso de sangramento, comprima o local usando um pano limpo e eleve o braço da fístula. Se o sangramento for intenso, dirija-se a um pronto atendimento 24h.
Se você possui um cateter ao invés de uma fístula, veja como pode cuidar dele!