Confira as dúvidas e curiosidades sobre a urina | CDRB

Dúvidas e curiosidades sobre a urina

, , , | 30 de novembro de 2020


Parece engraçado, mas hoje você vai entender a importância de observar sua urina todos os dias! A urina é um líquido produzido pelos rins, armazenado na bexiga e liberado pela uretra com a função de eliminar as toxinas que foram filtradas pelos rins. 

Por ser um produto final de todo o metabolismo do corpo, alterações em sua cor e textura podem indicar alguns problemas de saúde. Já ouviu falar em urina roxa ou vermelha? Hoje, vamos descobrir tudo o que você precisa saber sobre o “xixi”!

 

Quantas vezes por dia é normal urinar?

Para uma pessoa adulta, o normal é uma eliminação de em média 2 litros por dia. Isso representa de 4 a 6 idas ao banheiro. No entanto, o número também pode ser maior, por isso é importante não ter o hábito de segurar o “xixi”.

A bexiga é um reservatório com capacidade limitada. Reter a urina pode levar a alterações em seu funcionamento que podem ser de difícil reversão. Além disso, outra consequência dessa prática é o possível surgimento de infecções urinárias.

 

O que a cor da urina pode revelar sobre a sua saúde?

Observar a cor e o aspecto da urina pode nos ajudar a identificar se nossos níveis de hidratação estão adequados ou se há algo de errado acontecendo internamente. 

Sobre o aspecto, as diferenças são:

  • Bem clarinha: ajuda a identificar que os níveis de hidratação estão adequados
  • Avermelhada e espumosa: algo errado pode estar acontecendo
  • Dor ao urinar: algo definitivamente não está bem

Sobre a cor, vamos conhecer alguns dos principais casos:

 

Urina roxa

A síndrome da urina roxa é uma condição rara que pode surgir em pacientes que utilizam sonda vesical de demora, também chamado de cateter urinário. No caso de uma infecção urinária como complicação do uso da sonda por alguns tipos de bactérias, a urina pode apresentar uma coloração roxa.

 

Sangue na urina

Em primeiro lugar, é preciso manter a calma e analisar as possíveis causas junto com o seu nefrologista. O sangue na urina pode ter relação com a eliminação de um cálculo renal, pode indicar doenças na unidade de filtração do rim ou pode ser consequência de um trauma na região perineal.

 

Urina escura

Uma urina escura ou avermelhada pode ter relação com a ingestão de corantes como o de pipoca com anilina ou vermelha. Além disso, pode se tratar de sangue, e para identificar a causa você precisa conversar com um de nossos nefrologistas.

 

Como prevenir doenças no trato urinário?

O sistema urinário é responsável por filtrar toxinas de todo o nosso corpo, por isso é bom garantir que ele tenha um bom funcionamento.

Confira algumas dicas para prevenir doenças relacionadas:

 

  • Manter a quantidade de hidratação recomendada pelo seu médico
  • Urinar logo após as relações sexuais
  • Limpar-se adequadamente depois de fazer “xixi”

 

Na CDRB, contamos com nefrologistas que podem te ajudar em uma consulta de rotina, se você busca a prevenção, e também com tratamentos relacionados ao seu trato urinário, caso você tenha observado algum sintoma. Aqui, fazemos uma nefrologia pela vida.

 

Marque uma consulta


Assuntos relacionados

Como se cuidar Cuidados com a Fístula Arteriovenosa

Cuidados com a Fístula Arteriovenosa

Como se cuidar | 19 de setembro de 2018
Estilo de Vida Os tratamentos possíveis para a Doença Renal Crônica

Os aspectos emocionais da doença renal

Estilo de Vida | 18 de setembro de 2018

Baixe agora

E-BOOK DE RECEITAS NATALINAS

Quem disse que paciente renal crônico não pode se deliciar na ceia de natal? Que tal ter receitas deliciosas adaptadas ao que você pode comer?