logo CDRB

Nefrologista – Benefícios de uma Consulta

| 19 de setembro de 2018


O termo nefros vem do grego que significa rins. Logo, nefrologista é aquele que estuda as funções e as doenças dos rins. A principal doença com que o nefrologista lida é a doença renal crônica, estado em que o rim funciona com menos de 60% da sua capacidade normal.

A consulta com um especialista em nefrologia é muito importante inclusive pois, além da doença renal crônica, o médico dará enfoque em outras questões relacionadas a sua saúde como um todo, tais como:

  1. Melhor controle da pressão arterial e consequente menor mortalidade
  2. Evitar doenças associadas à falência renal, tais como: lesões ósseas, anemia, desnutrição e doenças cardiovasculares
  3. Prevenir e/ou minimizar a perda de função renal para impedir que o paciente chegue à fase crítica da doença, eliminando assim a necessidade de terapia renal substitutiva (hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal)
  4. Diminuir complicações e mortalidade para as pessoas que acabam precisando de diálise, além de um melhor preparo para o transplante renal
  5. Tratar em tempo hábil doenças que, quando não tratadas corretamente, podem levar à doença renal terminal.

Assuntos relacionados

Nossa revista

Novidades, dicas, eventos e as pessoas que fazem a CDRB estão aqui! Baixe agora a última edição da nossa revista e venha conhecer de perto o que aconteceu nos últimos meses!