As possibilidade de tratamento para Doença Renal Crônica | CDRB

Os tratamentos possíveis

| 11 de agosto de 2018


Você descobriu que é um paciente renal crônico ou seja, portador de doença renal crônica (DRC), e quer entender quais são as possibilidades de tratamento?

 

Nós, da CDRB, preparamos este material para te mostrar todas as opções possíveis que guiarão os cuidados desta nova fase da sua vida.

Existem dois tipos de tratamento para pacientes renais: o tratamento renal conservador e o tratamento renal substitutivo. A escolha por um ou por outro depende do estágio da doença e das recomendações de cada médico.

 

O que é o tratamento renal conservador?

O tratamento conservador acontece quando o paciente renal está nos estágios 3 e 4 da doença renal crônica. O objetivo é retardar ao máximo a progressão da doença, por meio de um novo estilo de vida que busca conservar a saúde dos rins. Neste momento, é necessário recorrer a uma dieta especial e tomar medicamentos que melhoram os sintomas.

 

O tratamento renal é um conjunto de medidas para diminuir o ritmo de progressão da doença renal crônica, tratar e prevenir complicações e auxiliar na melhora das suas condições clínicas, físicas e psicológicas.

 

Alguns dos principais benefícios desse tipo de tratamento são:

 

  • Aumento da longevidade
  • Retardo do início da terapia renal substitutiva por meio de mudanças do estilo de vida
  • Diminuição das complicações, caso seja necessário recorrer à terapia renal substitutiva
  • Identificação de fatores causadores e desencadeantes da DRC com o diagnóstico precoce, evitando a necessidade de internação
  • Monitoramento da função renal, para evitar condições de coma urêmico e internação em unidades de tratamento Intensivo (UTIs)
  • Confecção do acesso vascular de forma precoce para evitar a necessidade de implantação de um cateter venoso central
  • Preparação do paciente e seus familiares para que eles consigam  adaptar seu estilo de vida, com um maior conforto e comodidade
  • Avaliação do estado emocional e nutricional do paciente

O que é o tratamento renal substitutivo?

Como o nome já diz, o tratamento renal substitutivo serve para substituir os rins quando eles não conseguem mais desempenhar sua função, o que ocorre no estágio 5 da DRC. 

 

Atualmente, existem 3 principais tratamentos substitutivos: a hemodiálise, a diálise peritoneal e o transplante renal.

 

O que é diálise?

O termo “diálise” significa “filtração”. Seu principal objetivo é remover do sangue os resíduos e o excesso de líquido que estão nele, além de garantir o equilíbrio do corpo, com a correção dos níveis de várias substâncias. Essa “filtração” acontece por meio de uma membrana, que funciona como um filtro, e o chamado líquido de diálise, por meio do qual há a remoção das substâncias nocivas ao organismo.

 

Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal. Seu médico decidirá com você o melhor tratamento.

 

Qual é a diferença entre hemodiálise e diálise peritoneal?

Na hemodiálise, “filtra-se” o sangue do corpo do paciente com o auxílio de uma máquina de alta precisão. O sangue sai do corpo, é filtrado e depois devolvido “filtrado” ao organismo.

 

Já na diálise peritoneal, a filtragem do sangue acontece dentro do próprio corpo: é inserido um líquido de diálise na cavidade peritoneal (que fica no abdômen) e o próprio peritônio, uma membrana natural do corpo, funciona como filtro.

 

O transplante renal é a cura para doença renal crônica?

Não. O transplante renal é considerado a alternativa mais completa de substituição da função renal, pois um novo rim volta a desempenhar sua função habitual. 

Embora o transplante seja o tratamento mais efetivo, o paciente transplantado deve manter uma série de cuidados, sob medicamentos específicos, com consultas regulares para garantir a manutenção do novo órgão recebido.

 

Qual é o melhor tratamento para doença renal crônica?

O tratamento mais adequado varia com o estágio da doença e com as condições de cada paciente. Por esse motivo, essa decisão deve ser tomada junto com o seu médico de confiança.

 

Como conviver com a doença renal?

A DRC traz uma série de desafios para vida dos pacientes, mas com toda tecnologia disponível e o comprometimento da nossa equipe multidisciplinar, é possível viver e conviver bem com a doença. 

 

Os tratamentos oferecidos pela CDRB

Oferecemos todos os tratamentos disponíveis com excelência certificada e vamos além, ao proporcionar um estilo de vida único adaptado à nova fase da sua vida. Conheça a CDRB e descubra como fazemos a nefrologia pela vida.

 

Marque uma consulta!

 

Baixe agora

E-BOOK DE RECEITAS RENAIS

Paciente renal pode ter uma dieta apropriada e gostosa sim!